domingo, maio 27, 2007

Os R$ 90,00 mais difíceis de se ganhar...

2ª FASE DO 32º EXAME OAB-RJ, Universidade Estácio de Sá Campus Centro IV – Cidade Nova, Av. Presidente Vargas, 2.560.


Ser fiscal de prova em pleno domingão ensolarado, meu namorado Iron Man estaria trabalhando mesmo, ficaria a "ver navios" então a oportunidade de ser fiscal especial caíra como uma luva. Levantar um qualquer sem muito esforço, ledo engano de minha parte.


Por volta das 11 hs eis que o pesadelo começa...
O edital...
"Esta prova será realizada no dia 27 de maio de 2007 (domingo), às 14 horas, no Rio de Janeiro, em local a ser divulgado oportunamente, no site da OAB na Internet e terá duração de 5 (cinco) horas" Céusssssssssssss!!!! Cinco horas de provas com o início as 14 hs... ninguém merece! foi uma dor no peito!


Segunda bomba...
"É vedada a utilização de qualquer tipo de aparelho eletro-eletrônico, receptor ou transmissor de mensagens, dados ou voz, calculadora, agenda eletrônica, telefone celular, bip, gravador, fones de ouvido, walkman, discman, palmtop e similares... " Incomunicável!!!!!
Sem poder sair da sala, com fome e morrendo de frio por cinco horas...


Olhar positivo..
Uma experiência interessante e me condicionaria para o meu exame de ordem também... mas contar os minutos, olhar para o relógio e perceber que as horas se arrastavam foi uma tortura. Ficava entretida pensando no Iron Man...bom na verdade a medida que a fome aumentava pensava mesmo em um sanduba ... ultra-mega!


Momento Estômago desesperado...
Na metada da prova, ofereceram um lanche... céus que horror!!! Opções; suco de manga ou de maracujá, biscoito velho e uma barra de cereal... meu estômago pedia um sanduba... só pensava em comida... sanduba... sanduba...


Estava lá, tinha de fazer o meu trabalho; verifiquei todos os livros de consulta e respectivos códigos dos candidatos, me concentrei em não provocar nenhuma espécie de ansiedade, sei que alguém olhando o material de consulta durante uma prova tão decisiva provoca sempre desconforto... Me portei como gostaria que um fiscal se portasse comigo na mesma situação. Agapava as colas, riscava as anotações... sem travar nenhum material.


A alma e penada...
Faltando 10 min... eis que uma alma penada, resolve sacar um testamento! Uma senhora pataca de cola! Faltavam somente 10 min... fraudar uma prova deste porte... putzzzz injusto com os outros que estavam a se afogar no mar de livros e questões intermináveis.Travei o livro e uma verdadeira romaria invadiu a sala, Polícia Federal, fical do Cespe e fiscal da OAB...

O candidato chegou a me perguntar o que aconteceria... Aloooooooooooooouuuuuu!!!!
Onde Está o Wally?


Segundo o edital...
Será automaticamente eliminado do Exame de Ordem, em suas duas fases, o candidato que
2- for surpreendido utilizando qualquer meio ilícito, com o objetivo de obtenção de vantagens indevidas...

Francamente!!!
No coment's....

Marcadores:

segunda-feira, maio 21, 2007

Neo & Socrates...

Analogia bem interessante...

Matrix traz à tela, na sua polissemia, algumas histórias. William Irwin, neste artigo, aponta a presença de uma clara imagem bíblica e compara a história de Neo à de Sócrates, destacando várias semelhanças. O herói intelectual que paga com a vida a sua persistente busca é talvez a similitude maior.

O oráculo, as consultas e a epígrafe comum entre o Templo de Delfos e a casa de subúrbio de Matrix, não deixam dúvidas sobre a pretensão dos irmãos Wachowski. O diálogo entre o Oráculo e os tripulantes da nave Nabucodonosor é socrático. As respostas são elusivas e provocam mais dúvidas do que certezas. A sabedoria de Delfos pode ser captada nos diálogos e nas imagens. Nada em excesso é uma das lições: Pegue um biscoito, o Oráculo diz a Neo, e não pegue alguns biscoitos ou pegue quantos biscoitos seu coração desejar. Neo não é “o” Escolhido – ele tem que se tornar “O Escolhido”. Dependerá dele, e somente dele, esta transformação. Neo precisa auto-conhecer-se.

Irwin lembra outro grande momento da filosofia grega: o mito platônico da caverna. A prisão pra a mente, citada por Morpheus no diálogo com Neo, é a imagem do prisioneiro da caverna platônico. Tanto na Matrix como na caverna os prisioneiros não sabem que são prisioneiros e nem desconfiam que exista outra realidade além daquela em que vivem. Um dia, porém, um deles é libertado das correntes e levado ao mundo exterior e, sob a luz do sol, vê as coisas como elas realmente são. Em vez de egoisticamente permanecer lá fora, o prisioneiro volta para contar aos outros, que retribuem seu gesto de bondade com zombarias e resistência, acreditando que ele ficou louco.

Sócrates, professor de Platão, é a figura do prisioneiro que volta, é estigmatizado como louco e morre por não querer voltar ao mundo da ilusão. Há um paralelo com a história de Neo, que um dia se liberta de Matrix para vislumbrar “o deserto do real”. A filosofia platônica do contraponto entre o conhecimento e a realidade, entre a matéria e a forma, a percepção pelo intelecto e pelos sentidos, perpassam por todo o filme. Neo também aprende que o intelecto é mais importante que os sentidos. A mente é mais importante que a matéria. Quando a Platão, o físico não é tão real quanto a Forma; por isso, para Neo, “não existe colher”. A forma – o ideal platônico – é representada pelo déjà vu. E o “déjà vu” não é evidência de uma falha na Matrix, e sim uma recordação (anamnesis) das Formas.

Ao escolher a pílula vermelha, Neo segue o caminho menos percorrido, o caminho da audácia e da inconformação. Irwin lembra o poema de Robert Frost: Escolhi o caminho menos percorrido / E isso fez toda a diferença.
Escolher é o verbo predileto de Morpheus.

Marcadores:

sexta-feira, maio 11, 2007

Capacidade de argumentação

Engenharia Química da UFBA

Pergunta feita por Professor(a) da matéria Termodinâmica, no curso de engenharia química da UFBA em sua prova final.
Esse Professor é conhecido por fazer perguntas do tipo 'Por que os aviões voam?' em suas provas finais.
Sua única questão, nessa prova, foi:

Pergunta **O inferno é exotérmico ou endotérmico? **Justifique sua resposta*.

Vários alunos justificaram suas opiniões baseadas na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma..

Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

'Primeiramente, postulemos que o inferno exista e que esse é o lugar para onde vão algumas almas. Agora postulamos que as almas existem,
Assim elas devem ter alguma massa e ocupam algum volume . Então um conjunto de almas também tem massa e também ocupa um certo volume.

Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir seguramente que,uma vez que uma alma entra no inferno, ela nunca mais sai de lá.

Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo e no que pregam algumas delas hoje em dia.

Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você Vai para o inferno ... Se você descumprir algum dos 10 mandamentos ou se desagradar a Deus você vai para o inferno.

Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. A
experiência mostra que pouca gente respeita os 10 mandamentos.

Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos: Esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.
Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno.

A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem, então, duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar
até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.

2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO.

Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da UFBA me disse, no primeiro ano: 'Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar',

E levando-se em conta que AINDA NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico.


Fiquei a imaginar se o mesmo fosse partir para a área jurídica...
por isso cobras não são aladas... :-)

quarta-feira, maio 09, 2007

De uma mãe para uma mãe...

"Hoje vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado. Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos. Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no
sustento e educação do resto da família. Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma videolocadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite. No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo... Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu? Que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem."

Circule este manifesto! Talvez a gente consiga acabar com esta inversão de valores que assola o Brasil!"

Direitos humanos são para humanos direitos!!

Marcadores:

domingo, maio 06, 2007

So what pq mesmo heim????




................... .. ... /´ /)
.................... ..,../¯ ..//
.................... ..../... ./ /
.................... ..,/¯ ..//
.................... ./... ./ /
............./´¯/' ...'/´¯`•¸
........../'/.../... ./... ..../¨¯\
........('(...´(... ....... ,~/'...')
.........\.......... ..... ..\/..../
..........''...\.... ..... . _.•´
............\....... ..... ..(
..............\..... ..... ...\


quinta-feira, maio 03, 2007

MULHER DÁ QUEIXA NA POLÍCIA DE ROUBO DE MACONHA

Uma neozelandesa de 45 anos denunciou na polícia o roubo de três plantas de maconha. A mulher disse que é a quarta vez que sua plantação some durante a noite. "Eu sou uma boa pessoa, estou cansada desses seres baixos roubando minhas coisas", disse. O sargento Mal Lochrie, que recebeu a queixa, disse que se limitou a rir enquanto a "vítima" narrava os detalhes do roubo. Representantes comunitários da cidade de Wellington queriam que a "jardineira", como foi apeliada, fosse advertida. Eles fizeram uma visita à casa da mulher e a alertaram sobre as conseqüências legais dos seus atos. A polícia achou melhor não tomar nenhuma medida.

Fonte: lauranews