terça-feira, novembro 13, 2007

Empresa fará alerta sobre brinquedo com substâncias alucinógenas

Fica o alerta!!!

Folha Online

A Long Jump --importadora do brinquedo Bindeez no Brasil-- informou nesta segunda-feira ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor) que fará um alerta sobre o produto. Nos Estados Unidos, brinquedos da mesma linha continham uma substância que, em contato com água, se transforma em GHB, droga conhecida como "ecstasy líquido".

De acordo com a coordenadora-geral de Assuntos Jurídicos do DPDC, Maria Beatriz Salles, a ação será feita em duas etapas. A partir de quarta-feira, a empresa veiculará uma campanha em rádio, televisão e jornais para alertar os pais de que o produto pode ser perigoso e deve ser mantido longe do alcance das crianças. Isso será feito até o dia 23, quando fica pronto laudo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O órgão fará um teste específico para verificar se o brinquedo contém mesmo a substância alucinógena.

Divulgação
O brinquedo Bindeez (versão do Aqua Dots), fabricado na China.
Se for comprovado que o brinquedo é danoso, a empresa terá que recolher o produto (justamente por conta dessa dúvida ainda não foi anunciado um recall, que pressupõe a troca imediata do item) e ressarcir os consumidores. Mesmo se o laudo do Inmetro mostrar que o brinquedo não representa perigo à saúde das crianças, os clientes poderão ser indenizados pelos dias em que não puderam usar o produto.

O brinquedo
Fabricado na China, o brinquedo é composto de um conjunto de bolinhas coloridas usadas para criar figuras tridimensionais. Ao serem molhadas, as bolinhas grudam umas nas outras. O conjunto é vendido em diversas versões --algumas vêm acompanhadas de acessórios como um miniventilador, uma caneta para compor as figuras e placas sobre as quais dispor as bolinhas. O brinquedo é recomendado a crianças acima de 4 anos.

Na semana passada, a CPSC (Comissão de Proteção ao Consumidor de Produtos, na sigla em inglês) determinou que 4,2 milhões de unidades do brinquedo saiam do mercado. Canadá e Austrália também pediram a retirada.

Leia mais
Mais uma criança é internada na Austrália após ingerir brinquedo
Procon-SP notifica importadora dos brinquedos Bindeez
Pro Teste diz que recall de brinquedo Bindeez precisa ser imediato
EUA fazem recall de brinquedo que contém droga; Brasil importa peças

Marcadores: