em "Marco Aurélio Garcia" ...
"...Feliz agora, Marco Aurélio Garcia? Satisfeito com a supersônica abertura da caixa-preta do Airbus da TAM? Aliviado com a "descoberta" da "falha humana" dos pilotos da TAM?
É mais uma realização do governo que o senhor cegamente defende? Que bom. Você pode sugerir a inclusão do seguinte pensamento no próximo discurso do seu chefe: "Nunca na história deste país um acidente aéreo teve suas causas descobertas tão velozmente." Porque será?
Aposto que o senhor deve estar saltitando em volta dele, como um rotundo cão São-Bernardo, às gargalhadas, aos arrancos: "Erro do piloto! Erro do piloto!"
Porque o senhor não marca um jantar comemorativo, sem a presença das câmeras da rede Globo, bien sur, senhor Garcia? Ainda dominas o francês, não é, MAG (como o senhor era mais conhecido nso tempos de militância trotskista)?
Em tempo: MAG é a matrícula de um A320 da TAM, igualzinho ao que se espatifou por "erro do piloto". Que coincidência, não?
Ah, Marco Aurélio Garcia. Permita-me sugerir que o senhor convide toda a camarilha. Do inepto Waldir Pires, recém desempregado, ao expert em turismo da Anac, o Zuanazzi: deve haver lugar para todos à mesa.
Bebam, às nossas custas, em comemoração à "descoberta" dos nobres deputados que, expeditos, numa manifestação incomum de agilidade, abriram, interpretaram e escancararam à nação a verdadeira causa do desastre, estampada em onze letrinhas de ouro: "FALHA HUMANA".
Nada como um dia, como um Airbus, como uma CPI depois da outra, não é, senhor Garcia?
Pode erguer um brinde também a cada um dos 200 mortos. Ao invés de invocar um "tin tin", utilize sua expressão mais famosa; "Gostaria de erguer um top top top aos ocupantes do Airbus e aos coiós atingidos pelo avião em terra."
Azar o deles, não? Eram na sua maioria empresários, profissionais liberais, gente de classe média. Enfim, um bando de privilegiados. Gente que podia "andar de avião". Gente que não dava o devido valor aos programas sociais do governo Lula. Provavelmente, fossem até eleitores do PSDB, do PFL. Gente que criticava, injustamente, todos os avanços do governo que o senhor defende. Uns mal agradecidos, que já vão tarde.
Que alívio, hein? Mais nenhuma explicação a dar. Apenas o silêncio satisfeito, o regozijo íntimo, o júbilo em pensar que o empreguinho, seu cargo de confiança está garantido. Pode continuar sossegado, que ninguém tira o senhor daí. Pode comentar com seus colegas de exílio: "Permaneço firme em meu papel de Assessor Especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República." Mais um brinde.
Erga um brinde também ao presidente da TAM. Marco Antonio Bologna. Top top top pra ele também, que vai ter que explicar tudo isso, tin tin por tin tin, para a opinião pública. As ações da TAM vão para o beleléu? Top top top!
Não esqueca de convidar ao jantar a dona Marta Suplicy. Dê um abraço demorado nela. Sussurre em seu ouvido (alí, pertinho da cicatriz do último lifting): "Relaxa e goza, Martinha... Foi o reverso pinado... Barbeiragem do piloto... Não temos NADA a ver com isso, Martinha querida do meu coração."
Também não poderia faltar à celebração a célebre autora dessa frase, a diretora da ANAC Denise Abreu, que afirmou que, como o acidente foi "Em solo, a ANAC não tem nada a ver com isso." Leve a ela um de seus "puros" cubanos. Dona Denise ja demonstrou publicamente que os aprecia sobremaneira, em especial em momentos de júbilo como este.
Ei! Quem sabe o senhor não convoca também para o ágape o companheiro Hugo Chávez, seu grande amigo bolivariano? Daria um tom internacional, cosmopolita, à celebração. Isto é, se o ACJ do hermano venezolano não topar com algum apagão inesperado do Cindacta 4...
Por fim, não esqueça de erguer um brinde, ainda que tardio, aos 154 ocupantes do jato da Gol. Eu sei que poucos se lembram deles. Na cabeça das pessoas, o reversor pinado substituiu o transponder como inimigo público número um. Não valeria também mais um brindezinho? Ou será que o senhor vai deixar essa para as celebrações do primeiro aniversário do apagão, a ser celebrado em 29 de setembro próximo?
Motivos não faltam para o senhor celebrar, Marco Aurélio Garcia. Top, top. Top. ..."
G. Beting
01/08/2007
Marcadores: G. Beting jato da Gol Barbeiragem do piloto FALHA HUMANA