segunda-feira, janeiro 15, 2007

Galinha bota ovos 'anticâncer'...

Animal geneticamente modificado foi criado pelo mesmo instituto que fez Dolly.
Técnica pode baratear obtenção de proteínas de uso médico.

A idéia de usar animais para produzir essas drogas em massa é potencialmente mais barata, mais rápida e mais eficiente do que os métodos tradicionais, mas até hoje os pesquisadores não foram capazes de otimizar a tecnologia.

O estudo liderado por Helen Sang produziu aves transgênicas, inserindo em seus genomas trechos de DNA que codificam as proteínas farmacêuticas desejadas no meio do gene para a ovalbumina, proteína que compõe 54% da clara do ovo.

Acredito que os esforços de uma maneira geral poderiam ser mais itensificados em se investir neste tipo de tecnologia mas utilizando vegetais, o tipo de cultura é mais barata e a reprodução é em maior escala que clonagem em animais transgênicos.

Já existem trabalhos que estãos endo desenvolvidos como uma batata capaz de ser o vetor de vacinas como do cólera.

Quando começarmos a respeitar mais os animais, nosso universo da ciênciaficará mais voltado a uma pesquisa para de fato combater o problema de desnutrição como também de eleiminarmos o problema de áreas não produtivas para a agricultura... enquanto isso não mudar termos ovelhas, galinhas e etc trangênicos enquanto os seus respectivos pastos poderiam alimentar muito mais pessoas que estes animais são capazes atualmente.